A indústria do papel pode ser sustentável?
read in english | auf deutsch lesen | leer en espanõl
Cortar árvores pode limpar o ar? Derrubar uma área florestal equivale a emitir toneladas de CO2, enquanto reflorestar essa mesma área limpa a atmosfera. A indústria do papel regenera campos florestais usados para produzir madeira e papel, e as árvores em crescimento absorvem CO2, fazendo o sequestro de carbono, mas será que a indústria do papel pode realmente equilibrar os seus resíduos?
A plantação deveria limpar mais do que poluir. Enquanto cresce, uma floresta absorve muito mais CO2 do que quando atinge a maturidade, por isso diz-se que as árvores jovens têm melhor qualidade do ar.
A indústria papeleira garante que haja sempre árvores a cobrir os seus campos; enquanto corta um lote de floresta para produzir papel, há outro em pé, respirando CO2. Os 21 milhões de toneladas de CO2 que a indústria do papel emite são compensados por 64 milhões de toneladas de CO2 absorvidos pelas suas árvores.
Alternativas ao papel
Papel eletrônico
Embora quase 30% dos leitores preferem e-books ou gostariam de possuir um dispositivo de e-book, mais de 70% ainda preferem os bons e velhos livros em papel, relatando ter prazer em segurar uma cópia impressa e virar suas páginas.
Papel plástico
Considerando que as árvores são um recurso renovável, o papel não é infinito; não é possível reciclá-lo para sempre porque suas fibras se desgastam.
Afirmando ser uma solução, existe o livro infinito, cujas páginas são feitas de plástico e impressas com tinta não poluente. Suas folhas soam como cartas de baralho quando folheadas. Quando não for mais utilizado, a impressão pode ser apagada e impressa com outro conteúdo. Para isso, as folhas são aquecidas e submetidas a um processo de limpeza específico.
Fontes:
Revista SuperInteressante. Ed. Verde. 299. Dezembro, 2011. (impressa)
Revista SuperInteressante. Ed. Verde. 286. Dezembro, 2010. (impressa)
Revista SuperInteressante. Ed. 270. Outubor, 2009. (impressa)
Comentários
Postar um comentário